Metodologia

Gestão, Capacitação e Qualificação

O normal é a mudança drástica e com isso os gestores precisam enfrentar os ambientes organizacionais cada vez mais incertos, complexos e dinâmicos. Um empreendimento com excelência em gestão pode não ser aquele que cresce mais rápido no começo, mas será aquele que crescerá mais e melhor no médio prazo (KEPLER, J. & OLIVEIRA, T., 2019)

 

A gestão é um processo de tomada de decisões estruturado e orientado para um conjunto de ações que visam à garantia de cumprimento da missão, recai a responsabilidade aos gestores organizacionais, para o atingimento das metas e resultados econômico-financeiros planejados para determinado período, pois eles precisam ser otimizados em todas as fases dos processos da organização, para que resultem no cumprimento dos objetivos (SILVA, 2009, p. 85).

 

Assim, inevitavelmente todo gestor sempre precisa enfrentar dificuldades para alcançar os resultados planejados e esperados pela Direção da Organização. Dificuldades essas que podem ser traduzidas basicamente em três tipos básicos de problemas: passado, presente e futuro.

 

Diante deste contexto mundial, regional e local, não há nada mais importante em uma organização do que resolver problemas de forma prática e ágil.

 

Na visão de Lucinda (2010), problema pode ser definido como um obstáculo existente entre uma situação atual, geralmente desfavorável ou insatisfatória, e uma situação futura, favorável, satisfatória e que se deseja que seja alcançada. Também pode ser o resultado indesejado de um processo, ou seja, é um item de controle que não atinge o nível desejado ( WERKEMA, 2013).

 

Para isso, independentemente das inovações e tecnologias de ponta, uma das competências da realidade atual e do futuro é a capacidade de resolução de problemas.

 

A Forpraxis atua com gestão, capacitação e qualificação fundamentada na resolução de problemas de forma prática e ágil, aliando experiência profissional com uma metodologia de aprendizagem inovadora.

 

Para o Cofundador Jusirmar Alves da Cruz, a gestão organizacional fundamentada em resolução de problemas é proporcionar a todos na organização o pensar e agir, naturalmente e de forma contínua, a resolução de problemas de maneira organizada e planejada, buscando a eficiência e a eficácia em todos os processos (CRUZ, J. A., 2019).

NOSSO OBJETIVO

Qualificar de forma prática e ágil, proporcionando a implantação do modelo de gestão organizacional estruturado em resolução de problemas.

Público Alvo

Empresários, Diretores, Gestores, Coordenadores e demais cargos de liderança que desejam implantar a gestão organizacional com base na resolução de problemas;

Interessados em resolver problemas organizacionais e pessoais de forma prática e ágil.

Metodologia

Na busca em atender um anseio de 100% dos gestores organizacionais, referente ao efetivo nível de aprendizagem e aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos em uma gestão, capacitação ou qualificação, a metodologia aplicada pelos gestores da FORPRAXIS está fundamentada na Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, com objetivo do nível de aprendizagem acima de 70%:

Aplicabilidade

100% com problemas reais da Organização

Objetivo do nível de aprendizagem acima de 70%

No mínimo 10 e no máximo 20 participantes por turma

Todos os cursos com a sequência problematizadora

Principais Benefícios da Metodologia

Referências:

GLASSER, W. Teoria da Escolha: uma nova psicologia de liberdade pessoal. São Paulo: Mercuryo, 2001.

KEPLER, J. & OLIVEIRA, T. Os segredos da gestão ágil por trás das empresas valiosas. São Paulo: Editora Gente, 2019.

LUCINDA, M. A. Qualidade: fundamentos e práticas para cursos de graduação. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.

SILVA, R. Balanced Scorecard – BSC: gestão de ensino superior, gestão profissionalizada e qualidade de ensino para instituições de ensino superior privado. Curitiba: Juruá, 2009.

WERKEMA, C. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. Rio de Janeiro: Elieser, 2013.